Quer ganhar cursos gratuitos reconhecido em todo o território nacional? Então entre no site www.queroaprender.com.br e responda:
"Qual é o site que sorteia CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO REGISTRADO"?

quarta-feira, 2 de março de 2011

Acessibilidade e equidade do sujeito surdo


          Segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); a comunicação permeia a prestação de serviços. Sem comunicação não há prestação de serviços. Assim como ocorre na comunicação, também a prestação de serviços envolve pelo menos um prestador ou emissor, ou seja, usuário ou receptor. Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, passando pela Constituição Federal, de 1988, continuando com o Programa Nacional dos Direitos Humanos, de 1996, e a Lei da Acessibilidade, de 19.12.2000, todos esses ditames, bem como seus desdobramentos e regulamentações, impõem que haja equidade de direitos e acessibilidade. Mas o que seria essa equidade de direitos e acessibilidade? Segundo a linha de pensamento de Galasso (2005), além do respeito às diferenças e da igualdade de direitos, o conceito de inclusão pressupõe a eqüidade.       Tendo em vista as diferenças existentes entre os indivíduos, alcançar a igualdade presume colocar à disposição das diferentes pessoas e inteligências as condições de acessibilidade e apoio de que necessitem para desenvolver e exercer a cidadania, tão plenamente quanto possível. No que diz respeito às pessoas surdas a garantia da igualdade de oportunidades exige, por exemplo, a eliminação de barreiras que limitem ou impeçam o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania dessas pessoas. Tais barreiras podem ser: atitudes, como o preconceito; aspectos relativos à acessibilidade informação, como a ausência de códigos ou de pessoas conhecimentos básicos em sinais para o atendimento do surdo, aspectos relacionados à acessibilidade digital, como a falta de acesso à tecnologia da informação e da comunicação; observando que ainda possuímos muitos surdos que não possuem letramento ,barreiras de caráter pedagógico, como falta de treinamento adequado para professores funcionários comericais,, falta de recursos e materiais de apoio, etc. Esta Norma fornece diretrizes que promovem a acessibilidade na vida social tanto quanto na prestação de serviços, contornando as barreiras de comunicação existentes, por meio do princípio da redundância.   Destina-se ao uso pelos prestadores de serviço que buscam o atendimento a demanda das pessoas com dificuldades na comunicação.
          Sendo grande o atual potencial de mercado, e tendo visto que a legislação pertinente em vigor, o setor varejista (supermercados, hipermercados, lojas de departamento, móveis etc.), tem sido inadimplentes nesse área .Observando que por ter sofrido sofreu grandes transformações o nosso meio sócio econômico nos últimos 20 anos, simples lojas de produtos passaram a ser locais onde o consumidor passaria além de fazer compras a obter lazer. Isto se deu graças à modernização e investimentos em infra-estrutura norteados por grandes projetos arquitetônicos. A tarefa de fazer compras se transformou em uma “experiência agradável” para os consumidores que chegam a passar horas investindo seu tempo em suas compras. Dentro desse cenário de adaptações e de tentativa de deixar o consumidor muito mais à vontade enquanto realiza suas compras, torna-se imprescindível a adaptação de toda a rede varejista aos surdos.
         Dessa forma subtendesse que oferecer atendimento de qualidade ao consumidor surdo, visando a praticidade que envolve a comunicação e por conseqüência um sistema de troca de mensagens onde não ocorra a segregação da comunidade surda, tendo como objetivo a possibilidade e condição de alcance para utilização do meio físico, meios de comunicação, produtos e serviços para pessoas surdo. Essa providencia são tão importante quanto as providencias que estão ocorrendo nos meios acadêmicos, porque de que valeria se ter uma segunda língua oficial no nosso país se os seus usuários não terem poderem usufruir dela.



Acessibilidade e equidade do sujeiro surdo publicado 28/02/2011 por vanda goes em http://www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário